sábado, 21 de fevereiro de 2009

Vasos Morangueiros

.
.
O João, em comentário anterior, quis saber dos vasos morangueiros que me ajudou a comprar em Oliveira, Barcelos, sua terra. Pois, aqui vão os vasos comprados na olaria do Senhor Armando, agora já plantados. Vão ser um regalo para os pássaros, que são madrugadores e acordam mais cedo do que eu.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Cheiro de Primavera

Há meses que ansiava por uns diinhas (diazinhos) seguidos de bom tempo, para evacuar aquela má disposição que os dias sombrios me criam, por não poder girar em todas as direcções, seja nas couves e na terra, seja nas pastas e nos vidrados ou também extasiar-me no sol nascente ou no poente.
.


As japoneiras estão em flor
Apesar de que este ano não tive, como de costume, uma quase depressão, tipo tristeza, que se me apresenta nos períodos sombrios de Outono e Inverno. Penso poder agradecê-lo à internet pois possibilitou-me muito tempo de estudo, bem aproveitado, de matérias que vinham sendo sucessivamente adiadas.


Mas, os diinhas vieram. Acompanhando a “meteorologia”, as previsões davam bom tempo a partir da passada quarta-feira. E eis-nos de partida para o Cerrado do Moinho pois as “coisas” lá estavam muito atrasadas e urgia pô-las a andar. Fizeram-se, entretanto, alguns telefonemas para podermos contar com colaboração.

A poda das ameixeiras

Que grande felicidade trago agora, que estou a regressar.
O pedreiro acabou uma caleira para escorrência de águas pluviais e vedou, na garagem, uma abertura que, inconvenientemente, os gatos (agora só são 4...) aproveitavam para desarrumar.
O Sr. Alberto arrancou os morangueiros, retirou a terra do canteiro, melhorou-a com composto (produzido na quinta) e calcário, voltou a colocar os morangueiros que seleccionou, pôs a tubagem da rega e abriu a água. Morangal pronto. Depois, podou as ameixeiras e pessegueiros que darão flor brevemente. A seguir, com o moto-cultivador, fresou a terra que há muito tínhamos destinado à sementeira da aveia para os coelhos e que não pôde ser trabalhada por estar muito molhada.

O morangal

Eu, com o Sr. Belmiro (homem muito habilidoso como serralheiro, electricista, canalizador etc.) fizemos, na sexta-feira, umas modificações no forno de cerâmica para poder trabalhar nele sozinho. Na véspera usei-o para uma cozedura e, face às dificuldades que tenho para o abrir, pois necessitava de outra pessoa, resolvi efectuar a modificação. Ontem fiz nova fornada, já sem ajuda. Pena foi não o ter feito mais cedo, uns anos, que teria podido trabalhar muito mais.


Forno com a tampa retirada, antes da modificação

Fiz estas fotos para partilhar.